Escolher um trabalho tem a ver com quem você é

Meu avô queria que eu fosse médica, mas até hoje passo mal vendo sangue. Minha mãe sugeriu Direito ou que eu fosse comissária de bordo, mas um não me atraía e só recentemente descobri como faz pra ser aquelas bem arrumadas aeromoças. No fim, escolhi jornalismo.

É tanta pressão, influência e opção que a gente fica sem saber o que quer e do que gosta — e isso é fundamental pra escolher o que fazer, diz o orientador profissional Valdemar Bacalhau Jr.

Ele percebeu três problemas na hora de decidir:
1) ir na onda da família: quando o desejo dela fica acima do estudante;
2) ter um sonho sem questionar: que geralmente está ligado à ideia de que assim a vida será fácil e perfeita como quando se quer ser jogador e só;
3) querer um trabalho sem ver se ele tem a ver com você.

É por isso que Valdemar diz que a escolha do trabalho tem a ver com auto-conhecimento. Papo exotérico? Nada disso. Como a gente vai escolher o que fazer se a gente não sabe direito quem é nem do que gosta?

A pergunta ‘quem eu sou?’ não passa pela cabeça do adolescente, então é preciso conhecer a si mesmo e ver se tal profissão serve pra você, não o contrário.

Outra orientação legal é pensar no coletivo e ver o que você faz bem e que pode ajudar outras pessoas e assim virar um trabalho.

Aí você diz: “mas eu preciso escolher algo pra ganhar dinheiro!”

Sim, mas focar apenas no salário pode não ser a melhor das escolhas. No último ano da escola, eu me perguntei: faço jornalismo e ganho pouco ou faço engenharia civil pra ganhar dinheiro e depois fazer o que quero de verdade? Valdemar alerta:

Se você escolher uma profissão pensando no dinheiro, em algum momento você vai ter uma crise.

O mundo, as sociedades e também as profissões passam por mudanças, e o que dá dinheiro hoje pode não dar daqui a 10 ou 20 anos.

Escolhi jornalismo e fico bem feliz em ajudar você a escolher sua profissão e compartilhar o que observo.

Outra coisa: toda escolha depende de informação e esta vem de diferentes maneiras, o que conto aqui.

O orientador profissional Valdemar deixou 3 dicas simples pra facilitar a vida. Veja neste passo a passo.

Siga, curta, compartilhe:
Facebook
Google+
http://ludihonorato.com.br/escolher-um-trabalho-tem-a-ver-com-quem-voce-e/
  • Nayara Bonin

    Lud, parabéns pelo site! Muito interessante e num formato muito claro e esclarecedor! Parabéns pelas matérias e fotos!!!!
    Boa sorte como Blogueira tbm!