Jornalista, repórter, contadora de histórias. confira abaixo um pouco do que já produzi.
— Estadão
No final de 2016, participei da 27ª turma do Curso Estado de Jornalismo. Além de aulas teóricas e práticas, passei por diferentes editorias, como Metrópole, Viagem, TV Estadão e Agência Estado. O projeto final do curso foi um especial sobre o consumo de remédios no Brasil, o Tanto Remédio Pra Quê?.
Desde 2017, sou repórter no jornal, com experiência na cobertura de saúde (soft e hard news), edição de home page e colaborações para Internacional e Política, tendo atuado nas coberturas de eleições no Brasil e nos EUA. Atuo com produção multiplataforma e, atualmente, cubro temas de carreira e empreendedorismo. Confira minhas reportagens aqui.
No Estadão, tive reportagens reconhecidas no concurso do International Center for Journalists (1º lugar na categoria Ciência e Saúde com um especial sobre as 10 mil mortes por covid-19 na cidade de SP) e no Prêmio NHR Brasil de Jornalismo (vencedora na categoria especial Estigma com uma produção sobre como o preconceito ainda é uma forte barreira na luta contra a hanseníase).
— Veja São Paulo (Editora Abril)
Colaborei para a revista com um miniperfil de Célia Marcondes, advogada que criou uma ONG para incentivar a reciclagem do óleo de cozinha usado. O material foi publicado na seção Paulistano Nota Dez. Leia aqui.
— Énois
Fui repórter freelancer na Énois e contribuí com reportagens internas (confira aqui) e para veículos de comunicação parceiros. No UOL TAB, por exemplo, investiguei o perfil dos jovens deputados federais com menos de 30 anos em 2016. A apuração mostrou que, no Brasil, juventude na política não é necessariamente sinônimo de novas ideias. Confira a reportagem Bancada Jovem #SQN.
Nessa passagem, a reportagem Uma escola em que os alunos têm voz, produzida por mim e Larissa Valença, foi reconhecida na primeira edição do Prêmio Undime de Jornalismo (3º lugar – categoria web), que premiou trabalhos sobre boas práticas na educação básica pública. Contamos a experiência do Cieja Campo Limpo, unidade de ensino localizada no extremo sul da capital paulista que tem transformado o ensino-aprendizagem e a comunidade do entorno.
Para o Canal Futura, participei da produção, roteiro e reportagem de um minidocumentário sobre violência contra meninas na internet. O Não me sinto segura na internet conta a história de quatro meninas expostas no mundo virtual e as consequências disso. Especialistas falaram sobre o respaldo legal e social para esse tipo de agressão. Fala também sobre mecanismos de proteção que nascem nessa mesma internet. Assista abaixo:
— Curso Abril de Jornalismo
Entre fevereiro e março de 2016, participei do Curso Abril de Jornalismo, composto por conversas, palestras e cursos com repórteres e editores da casa, além de convidados. Participei do desenvolvimento de um projeto de branded content para a marca Elástica. Um dos conteúdos do Morar Sozinhx, Viver Junto propôs mostrar a vida de jovens paulistanos (ou que vieram para SP) que saíram da casa dos pais em busca de independência, mas ainda estão sempre acompanhados, juntos.
Outra proposta do curso foi passar uma semana na redação de uma das marcas da Editora Abril e produzir conteúdo, vivendo a rotina do lugar e aprendendo na prática. Por meio do jornalismo de dados, produzi uma reportagem para o site da revista Exame, com 7 mapas que mostram como o Brasil é feito de diferenças. Leia aqui.
— CBN
Produzi conteúdos para o Universidade no Ar, programa veiculado na rádio CBN e desenvolvido no último ano do curso de Jornalismo da Universidade São Judas Tadeu, onde me formei. Abaixo, os programas feitos em parceria com Aline Oliveira.
*Reciclagem do óleo de cozinha
*Reciclagem de Eletroeletrônicos
— Livro-reportagem ‘Mais Forte Que a Dor’
Elaborado como TCC sob orientação da professora Jaqueline Lemos, o livro propôs relatar os sentimentos, as emoções e a dor de mães que perderam seus filhos. A história delas mostra as consequências na vida e no ser quando um acontecimento inesperado conduz ao rompimento desse forte vínculo afetivo. Clique na imagem para visualizar.
— Fascículo ‘Dois Pontos’ 3 – Jornalismo e Entrevista
Os fascículos Dois Pontos foram elaborados em 2013 sob orientação de Jaqueline Lemos a fim de apresentar aos estudantes de jornalismo temas e vertentes da área. Neste número, falo sobre a atuação irreverente d’O Pasquim, reportagem que contou com entrevista do jornalista Audálio Dantas. Clique na imagem para visualizar.
— Fascículo ‘Dois Pontos’ 18 – Jornalismo e Economia
Este número apresenta o universo da cobertura jornalística de economia. Aqui, colhi o depoimento do contador Mauricio Fernando Pocopetz, que fala da necessidade de uma linguagem jornalística mais simples e acessível sobre o tema e de abordar o universo das pequenas e médias empresas. Clique na imagem para visualizar.
— Revista ‘Na Metrópole’ – 1ª edição
Projeto elaborado em 2012 sob orientação do professor Clovis Furlanetto. Aqui, fiz a diagramação, produzi uma reportagem sobre a história da cidade de São Paulo e uma dica cultural. Clique na imagem para visualizar.
— Revista ‘Na Metrópole’ – 2ª edição
Nesta edição, além da diagramação, produzi uma reportagem sobre a ação da Prefeitura de São Paulo para remover as bancas de jornais do centro da cidade. Também escrevi um perfil do professor, ator e diretor Warde Marx. Clique na imagem para visualizar.
— Universidade São Judas
Durante a graduação, fui estagiária no Centro de Extensão da universidade (2011-2012), período em que escrevi sobre atividades e eventos do setor, e na TV São Judas (2013-2014), veiculada no Canal Universitário (CNU). Nesta experiência, fiz produção, roteiro, reportagem e edição de texto para os programas ArteLetra Literatura, Empreendedor e Antenados, sendo também apresentadora deste último por um ano. Atuei em outros quatro programas desenvolvidos no último ano do curso (veja aqui).