Meu avô queria que eu fosse médica, mas até hoje passo mal vendo sangue. Minha mãe sugeriu Direito ou que eu fosse comissária de bordo, mas um não me atraía e só recentemente descobri como faz para ser uma daquelas bem arrumadas aeromoças. No fim, escolhi jornalismo.
É tanta pressão, influência e opção que a gente fica sem saber o que quer e do que gosta — e isso é fundamental para escolher o que fazer, diz o psicólogo e orientador profissional Valdemar Bacalhau.
Ele percebeu três problemas na hora de decidir:
- ir na onda da família: quando o desejo dela fica acima do estudante;
- ter um sonho sem questionar: que geralmente está ligado à ideia de que assim a vida será fácil e perfeita como quando se quer ser jogador e só;
- querer um trabalho sem ver se ele tem a ver com você.
É por isso que Valdemar diz que a escolha do trabalho tem a ver com autoconhecimento. Papo exotérico? Nada disso. Como a gente vai escolher o que fazer se a gente não sabe direito quem é nem do que gosta?
A pergunta ‘quem eu sou?’ não passa pela cabeça do adolescente, então é preciso conhecer a si mesmo e ver se tal profissão serve pra você, não o contrário.
Outra orientação legal é pensar no coletivo e ver o que você faz bem e que pode ajudar outras pessoas e assim virar um trabalho.
Aí você diz: “mas eu preciso escolher algo pra ganhar dinheiro!”
Sim, mas focar apenas no salário pode não ser a melhor das escolhas. No último ano da escola, eu me perguntei: faço jornalismo e ganho pouco ou faço engenharia civil pra ganhar dinheiro e depois fazer o que quero de verdade? Valdemar alerta:
Se você escolher uma profissão pensando no dinheiro, em algum momento você vai ter uma crise.
O mundo, as sociedades e também as profissões passam por mudanças, e o que dá dinheiro hoje pode não dar daqui a 10 ou 20 anos.
Escolhi jornalismo e fico bem feliz em ajudar você a escolher sua profissão e compartilhar o que observo.
Outra coisa: toda escolha depende de informação e esta vem de diferentes maneiras. O orientador profissional Valdemar também deixou 3 dicas simples para facilitar a vida. Veja abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=c8HtmbjvvYY
Esse material foi originalmente publicado no extinto site Na Responsa!