Portfólio

Além dos trabalhos a seguir, também faço revisão de texto, desde contos, artigos e TCCs até bilhete pra mãe.

— O Estado de S. Paulo

No final de 2016, participei da 27ª turma do Curso Estado de Jornalismo. Entre aulas de política, ética, economia e bate-papos com experientes jornalistas – inclusive da Columbia Journalism School – passei por diferentes editorias, como Metrópole, Viagem, TV Estadão e Agência Estado. Abaixo, algumas produções (além das galerias):

Refugiados, machismo e crise são cobrados no primeiro dia do Enem

Cremesp vai indeferir registro de estudante da USP acusado de estupro

Última chance de tentar ser ‘sombra’ de um presidente de empresa

Estranhos no porão do avião

BMW 750 Li M Sport

Durante a Semana Estado de Jornalismo, participei da cobertura no segundo dia de palestras, que abordaram dados públicos e dinamismo da política e a importância do jornalismo de dados.

O projeto final do curso foi um especial sobre o consumo de remédios no Brasil. Em um ano, cada brasileiro consumiu em média 700 doses de remédios. É como se cada pessoa consumisse 2 unidades por dia. Afinal, Tanto Remédio Pra Quê?

— Veja São Paulo (Editora Abril)

Célia Marcondes é advogada e criou uma ONG para incentivar a reciclagem do óleo de cozinha usado. Perfil para a seção Paulistano Nota Dez.

— Énois Agência Escola de Jornalismo

Fui repórter freelancer para a Na Responsa!, um site de conteúdo jovem, do Catraca Livre. Confira minhas publicações. Atualmente, contribuo com matérias para a agência e projetos diversos. Um deles foi o Prato Firmeza – O Guia Gastronômico da Quebrada, que conta com duas avaliações minhas: uma do baião de dois bem temperado perto de casa e outra de uma comida boa e criativa lá na Penha.

Em parceria com o UOL TAB, investigamos o perfil dos jovens deputados federais com menos de 30 anos. O resultado? No Brasil de hoje, juventude não é necessariamente sinônimo de novas ideias. Confira a reportagem Bancada Jovem #SQN clicando na imagem abaixo.

— Curso Abril de Jornalismo 2016

Entre fevereiro e março, participei no Curso Abril de Jornalismo onde aprendi muito com os repórteres e editores da casa, conheci redações, processo de produção de revistas e desenvolvi com o grupo um projeto de branded content para a marca Elástica. Um dos conteúdos do projeto Morar Sozinhx, Viver Junto propõe mostrar a vida de jovens paulistanos (ou que vieram pra SP) que saíram da casa dos pais em busca de independência, mas ainda estão sempre acompanhados, juntos. O teaser você confere aqui.

Outra proposta do curso foi passar uma semana na redação de uma das marcas e produzir conteúdo, vivendo a rotina do lugar e aprendendo na prática. Foi uma experiência e tanto, incrível, e o resultado foi uma matéria com 7 mapas que mostra, em dados, como o Brasil é feito de diferenças. Leia aqui.

— Expressão (2014)

O Expressão é o jornal laboratório dos alunos do 4º ano de Jornalismo da Universidade São Judas. Veja as matérias que produzi.

— CBN (2014)

O programa Universidade no Ar, veiculado na rádio CBN, também é produzido no último ano de Jornalismo da São Judas. Abaixo, os programas feitos em parceria com Aline Oliveira.

*Reciclagem do óleo de cozinha

*Educação Financeira

*Reciclagem de Eletroeletrônicos

 — Mais Forte Que a Dor (2014)

Livro-reportagem elaborado como TCC sob orientação da Profª. Ms. Jaqueline Lemos. Propõe relatar, pela voz das próprias personagens, os sentimentos, as emoções e a dor de mães que perderam seus filhos. A história delas mostrará as consequências na vida e no ser quando um acontecimento inesperado conduz ao rompimento desse forte vínculo afetivo.

Clique para visualizar o conteúdo

— Fascículo Dois Pontos 3 – Jornalismo e Entrevista (2013)

Os fascículos Dois Pontos foram elaborados sob orientação da Prof.ª Ms. Jaqueline Lemos a fim de apresentar aos estudantes de jornalismo temas e vertentes da área. Neste número, falo sobre a atuação irreverente d’O Pasquim, reportagem que contou com a entrevista do jornalista Audálio Dantas.

Clique para visualizar o conteúdo

— Fascículo Dois Pontos 18 – Jornalismo e Economia (2013)

Os fascículos Dois Pontos foram elaborados sob orientação da Prof.ª Ms. Jaqueline Lemos a fim de apresentar aos estudantes de jornalismo temas e vertentes da área. Este número apresenta o universo da cobertura jornalística nesta área que exige uma maior especialização. Aqui, colhi o depoimento do contador Mauricio Fernando Pocopetz, que fala da necessidade de  uma linguagem mais simples e acessível e de abordar o universo das pequenas e médias empresas.

Clique para visualizar o conteúdo

— Revista Na Metrópole – 1ª edição (2012)

Publicação feita sob orientação do Profº. Clovis Furlanetto. Aqui, fiz a diagramação, uma reportagem sobre a história da cidade de São Paulo e uma dica cultural.

Clique para visualizar o conteúdo

— Revista Na Metrópole – 2ª edição (2012)

Publicação feita sob orientação do Profº. Clovis Furlanetto. Nesta, fiz a diagramação, uma reportagem sobre a ação da Prefeitura de querer remover as bancas de jornais do centro de São Paulo e um perfil do professor, ator e diretor Warde Marx.

Clique para visualizar o conteúdo

— Universidade São Judas (2011)

Durante a graduação, fiz estágio como redatora no Centro de Extensão da Universidade, onde escrevi textos sobre atividades e setores da área, eventos, sustentabilidade e acompanhei o projeto para o Quilombo da Fazenda Picinguaba, além de revisar os projetos do Laboratório Empresa.